Prefeitura de Pouso Alegre autoriza abertura de academias, bares e restaurantes com restrições



Regras foram adotadas visando a prevenção da pandemia e  recuperação das atividades econômicas do município.

© Ascom / Prefeitura 
A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) publicou novo decreto nesta terça-feira (28) e flexibilizou a reabertura de mais setores do comércio. Nas redes sociais, em vídeo publicado na página oficial da administração municipal, o prefeito Rafael Simões (DEM) disse que, futuramente, novas áreas poderão reabrir e garantiu que cuidados no combate ao coronavírus permanecem.


O novo decreto permite a reabertura, com restrições, de restaurantes, bares, lanchonetes e academias. Os clubes só poderão reabrir as academias de ginástica, ficando proibidas as demais atividades.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o shopping da cidade também pode abrir as portas desde que respeitadas as normas de higiene para o comércio em geral e as regras de bares e restaurantes para a praça de alimentação. O cinema do local segue fechado.

Regras de funcionamento
No caso de bares, restaurantes e lanchonetes, o decreto sugere que estes estabelecimentos adotem, preferencialmente, prática de vendas por agendamento, retiradas no balcão e/ou no sistema delivery.

Em relação ao atendimento ao público nestes locais, o documento aponta que é preciso limitar a ocupação a, no máximo, 50% das mesas existentes, com distanciamento de dois metros entre as mesas ocupadas.

Os estabelecimentos devem ainda, dentre outras medidas, disponibilizar menus e cardápios descartáveis ou com possibilidade de desinfecção antes da entrega ao cliente. No caso destes locais possuírem parques infantis, os mesmos devem ser desativados.

As academias deverão respeitar o distanciamento de dois metros entre os frequentadores e, para isso, instalar equipamentos com esta distância entre cada aparelho. Clientes e funcionários devem utilizar máscaras de proteção.

Os estabelecimentos devem desativar as catracas digitais biométricas ou que gerem contato físico do frequentador, disponibilizar álcool 70% em postos estratégicos e manter ventilação natural durante todo horário de funcionamento.


As aulas coletivas permanecem suspensas para que as academias possam voltar a funcionar.


Os velórios serão permitidos apenas com cinco pessoas por período. A prefeitura, no documento, salienta que não é recomendada a realização em caso de morte confirmada ou por suspeita de Covid-19. 

O decreto completo com todas as determinações pode ser acessado na página da Prefeitura de Pouso Alegre.

As informações são do G1 Sul de Minas 


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !